Olá amigo! Entra na BDLD
BDLD no Facebook
O sítio da Literatura Infanto-Juvenil
PRECISAS DE AJUDA? PESQUISA AQUI
O que significa BDLD?
Quando surgiu este projeto, em 2012, a BDLD foi pensada como uma Base de Dados de Livros Digitais, um sítio onde fosse possível encontrar livros digitais pertencentes à Literatura em Língua Portuguesa. Depois o projeto evoluiu e centrou-se nos livros infanto-juvenis, mas a sigla ficou.
Se tiveres dúvidas de como se lê esta sigla, aqui está a resposta : bê dê éle dê
Como é que posso pesquisar livros na BDLD?
Na parte superior da página inicial da BDLD temos um motor de pesquisa adaptado às tuas necessidades. Assim, podes pesquisar um livro de 3 maneiras diferentes:

1ª – escrevendo a expressão a pesquisar no campo PESQUISAR LIVROS. Neste caso, não te esqueças de escrever a palavra que pretendes pesquisar sem erros ortográficos.

2ª – se pretendes ver os livros que existem mais aconselhados para uma determinada idade, escolhe a faixa etária no separador ESCOLHE A IDADE.

3º - se pretendes encontrar um determinado tipo de livro, escolhe o que pretendes no separador TODOS OS LIVROS.

Como é óbvio, podes logo fazer uma pesquisa avançada e conjugar alguns ou todos estes campos para assim obteres resultados mais fiáveis.
Não sei o que hei de ler! Podem ajudar-me?
Claro que sim! Para quem está indeciso e não sabe o que há de ler, convidamos-te a descobrir novos livros de 2 formas:

1ª - Explora as nossas MONTRAS DE LIVROS, que se situam na parte inferior da Página Inicial. Aqui podes encontrar dezenas de montras de livros temáticas abrangendo os mais diversos temas.

2º - Se ainda assim não encontrares o que procuras, e se o teu livro pertence a uma determinada coleção, procura esse livro no separador COLEÇÕES, na barra vertical do lado esquerdo.
O que são as MONTRAS DE LIVROS?
Montras de Livros são grupos de livros criados pela Equipa BDLD, aos quais são associados os livros infanto-juvenis que existem na nossa base de dados. No último ano criámos dezenas de montras de livros distintas que dizem respeito a dezenas de temas e assuntos que certamente te interessam. De certeza que se as explorares com algum tempo, vais encontrar o que te interessa. Explora-as à tua vontade e fica a conhecer todos os livros que existem de acordo com os teus gostos/necessidades.
Fiz uma pesquisa, mas não obtive resultados!
Se não obtiveste resultados, pode ter acontecido 1 de duas coisas:

1ª - Não existem livros sobre esse tema/assunto/autor disponíveis ou…

2ª - Não escreveste corretamente a expressão a pesquisar. Se for este o caso, faz uma nova pesquisa por uma expressão equivalente/sinónima, não te esquecendo de colocar os acentos se a palavra necessitar deles.
Já pesquisei, mas obtive demasiados resultados. O que posso fazer?
Na BDLD permitimos-te refinar a tua pesquisa. Por isso, quando te surge o resultado de pesquisa, logo no menu superior podes fazer o seguinte:

Organizar (de forma ascendente ou descendente) os resultados da tua pesquisa por: + recentes | (os livros mais recentes)
+ vistos | (os livros mais vistos pelos utilizadores da BDLD)
+ votados | (os livros que receberam mais votações dos utilizadores da BDLD)
+ Preço | (o preço dos livros que existem na Loja BDLD – do mais caro para o mais barato e vice-versa)


Filtrar os resultados da tua pesquisa por:
Nº de páginas - desde livros com menos de 30 páginas até aos que têm mais de 120
Tipo de leitor – desde o pré-leitor até ao leitor avançado.
Tenho 7 anos e a minha irmã tem 13. Na BDLD não há livros para as nossas idades?
Na BDLD não existem livros para uma idade específica, mas sim para categorias de idades.

Todos os livros da BDLD são agrupados numa de quatro categorias: +3 ANOS; + 6 ANOS; +9 ANOS; +12 ANOS. Contudo, elas não pretendem limitar-te na escolha, mas antes servir de orientação para a tua pesquisa.

Isto significa que se tiveres, por exemplo, 8 anos, os livros que te aconselhamos a descobrir são os livros marcados com +6 ANOS, mas como é óbvio também te aconselhamos a ver os livros correspondentes a uma faixa etária inferior à tua. Se tiveres, por exemplo, 13 anos, os livros com indicação + 12 ANOS são, como é óbvio, os mais adequados.

Se ainda tiveres dúvidas, consulta também no MURAL BDLD o separador QUE TIPO DE LEITOR SOU EU? para conheceres melhor o teu perfil de leitor.
O que significa ser PRÉ-LEITOR, LEITOR INICIADO, LEITOR INTERMÉDIO E LEITOR AVANÇADO?
Na BDLD categorizamos todos os livros tendo por base uma diferença da competência leitora de cada pessoa. Isto quer dizer que, independentemente da idade que tiveres, a tua competência leitora pode estar mais ou menos desenvolvida. De forma simplificada, podemos dizer que…
- Serás um PRÉ-LEITOR quando ainda não aprendeste a ler;
- Serás um LEITOR INICIADO se ainda estiveres no início do teu processo de aprendizagem da leitura e da escrita;
- Serás um LEITOR INTERMÉDIO se já conseguires ler sozinho e compreenderes o que lês;
- Serás um LEITOR AVANÇADO se já conseguires ler textos de maior complexidade e compreenderes mais a fundo algumas ideias/conceitos/noções que os livros procuram transmitir.

Para mais esclarecimentos sobre este tópico, consulta no MURAL BDLD o separador QUE TIPO DE LEITOR SOU EU?
Quero fazer um comentário a um livro, mas não estou a conseguir!
Para poderes fazer qualquer tipo de comentário, tens de estar registado na BDLD, tornando-te assim nosso amigo. Entra no separador TORNA-TE AMIGO, vê o nosso vídeo e descobre todas as vantagens de te tornares amigo BDLD.
Escrevi um comentário, mas ele não aparece na página do livro. Porquê?
Todos os comentários na BDLD estão sujeitos à aprovação da equipa BDLD. Ou seja, só aceitamos comentários que estejam adequados ao contexto do livro, que estejam escritos num português correto e que ajudem de facto, quem visita a BDLD, a saber mais sobre um determinado livro. Se quiseres mais ajuda sobre como escrever um comentário, visita o separador QUERO ESCREVER UM COMENTÁRIO!
Quero registar-me na BDLD, mas não sei que tipo de registo escolher!
Na BDLD existem três tipos de registo que se ajustam a diferentes necessidades:

- Se és um utilizador individual e estás a fazer pesquisa de livros, então escolhe o REGISTO INDIVIDUAL. Atenção que se tiveres menos de 12 anos terás de indicar o endereço de email do teu encarregado de educação.

- Se fizeres parte de uma turma e quiseres ler e pesquisar livros, então pede ao teu professor para a vossa turma se registar no sítio (REGISTO DE TURMA). Atenção que só o teu professor é que pode fazer o registo da turma no sítio!

- Se tiveres um grupo de amigos, se fores responsável e um grupo ou de uma biblioteca ou se a tua família gostar de pesquisar, ler e comentar livros, então façam o registo como grupo (REGISTO DE GRUPO/FAMÍLIA).

Para mais informações, entra no separador TORNA-TE AMIGO, vê o nosso vídeo e descobre todas as vantagens de te tornares AMIGO BDLD.
Já estou inscrito como amigo, mas esqueci-me da password. Como posso recuperá-la?
Para poderes recuperar a password, só tens de ir ao separador AMIGO BDLD e clicar no botão RECUPERAR PASSWORD. Depois, escreve o teu nickname com que te registaste na BDLD e clica em RECUPERAR PASSWORD. Receberás no teu email de registo um lembrete com a tua password.
Quero partilhar um livro com um amigo meu. Como posso fazê-lo?
Em cada livro existe na parte inferior um separador, PARTILHA, que serve precisamente para esse fim. Preenche todos os campos que aí surgem (o do teu email é facultativo) e no final envia a tua mensagem para quem quiseres.
Detetei um erro num livro. O que devo fazer?
Se encontrares um livro sem capa, com informação errada ou incompleta, envia-nos a informação sobre esse erro através do email equipa@bdld.pt ou então preenche o formulário que encontras no separador CONTACTOS, na parte inferior da página inicial.
É verdade que na BDLD eu posso ler centenas de livros digitais?
Sim, é verdade. Na BDLD disponibilizamos no separador LIVROS DIGITAIS centenas de ebooks em versões completas ou parciais que podes ler em diferentes dispositivos (computadores, portáteis, tablets, smartphones). É só clicar no livro, abrir os ficheiros e divertires-te à grande.
O que são os DESAFIOS BDLD?
Os DESAFIOS BDLD são passatempos que todos os meses lançamos na BDLD e na nossa página do facebook e em que, em parceria com as editoras nacionais nossas parceiras, oferecemos os mais recentes livros infanto-juvenis. Para participares, torna-te nosso amigo e fica atento às novidades.
O que significam as fitas coloridas com as expressões 1AS PÁGINAS e EBOOKS?
Consoante a parceria que exista entre a BDLD e a editora/autor, em alguns livros é te dada a possibilidade de leres um excerto do (ou todo o) livro na própria página do mesmo, existindo uma fita no canto superior da capa do livro intitulada 1AS PÁGINAS (de cor azul) e outra fita intitulada (EBOOK) de cor vermelha que te informa dessa situação.
Gostava de ler um livro na BDLD, mas não o encontro!
Caso estejas interessado em ler uma parte de um livro em concreto que ainda não está disponível, faz-nos o teu pedido através do email equipa@bdld.pt ou então preenche o formulário que encontras no separador CONTACTOS.
Gostava de saber se um certo livro existe perto de mim. Isso é possível?
Sim! Na BDLD procuramos facilitar-te a tarefa de encontrares um determinado livro que procuras. Na página de cada livro, no separador ENCONTRA, podes sempre descobrir o link para 2 tipos de locais:

- BASES DE DADOS - são motores de pesquisa que abrangem os catálogos de centenas de bibliotecas públicas e escolares de norte a sul do país.

- BIBLIOTECAS AMIGAS - são as bibliotecas que são amigas BDLD e que têm um destaque especial no nosso projeto.
Quero comprar um livro que existe na BDLD. Como fazer?
Na BDLD existe o separador Loja BDLD onde podes encontrar os melhores (e mais recentes) livros para leres. Para poderes efetuar uma compra, tens de estar registado como Amigo BDLD. Depois é só seguires todos os passos que te surgem no processo de encomenda (escolher os livros; inserir os dados; escolher o modo de pagamento; concluir a encomenda). Caso tenhas dúvidas, contacta-nos por email para equipa@bdld.pt ou então consulta as nossas condições de venda aqui.
Na Loja, os livros têm fitas de 2 cores, vermelha e verde. O que significam essas cores?
Na Loja BDLD, diferenciamos os livros de 2 formas. Os livros com uma fita de cor vermelha são os livros que estão ao preço de loja, normalmente com desconto de 10% sobre o PVP (Preço de Venda ao Público). Os livros com a fita verde são os livros que têm um desconto promocional ainda maior (que pode ir de 11 a 35% de desconto). Atenção que os preços promocionais têm uma data de validade. Por isso, se estiveres interessado em adquirir um livro, não te esqueças de verificar se o mesmo ainda se mantém válido.
Amigo BDLD | Torna-te Amigo
Livro do dia
Novíssimas Flores para Crianças
Leitor intermédio + 6 Anos
Coleções
1001 Detetives
A Aventura dos Descobrimentos
A minha primeira biblioteca
Amigas Cintilantes
Animorphs
Arrepios
As aventuras do Gui
As aventuras dos 4 Gémeos
As Histórias do Avôzinho
Aventuras Fantásticas
Biblioteca do Escuteiro Mirim
Bionicle
Buffy, a caçadora de vampiros
Carlota
Ciência Horrível
Clássicos da Banda Desenhada
Clássicos da Humanidade
Clássicos Disney
Clube das Amigas
Clube das Chaves
Clube dos Exploradores
Condessa de Ségur
Contos de Valor
Contos Infantis
Contos Tradicionais do Mundo
Cria os Teus Próprios Arrepios
Criaturas
Cultura Horrível
Detetive Maravilhas
Don Fonsarilho e Santa Pança
Energias e Sustentabilidade
Era uma vez um rei
Estrela do Mar
Finados Famosos
Geografia Horrível
Geração Público
Grande Prémio
História da Humanidade
História Horrível
Jovens Detetives
Mistério
Noites Claras
O Bando dos 4
O Enciclopédia Brown
O jovem Indiana Jones
O Mundo da Criança
O Mundo Maravilhoso dos Animais
Objetivo Golo
Os Cinco
Os meus monstros
Os Primos
Os Sete
Os Super 4
Patrícia
Povos do Passado
Primeiras Perguntas
Profissão Adolescente
Remendinhos
Rua Sésamo
Salamão e Mortadela
Sherlock Holmes
Teatro na Escola
Terra Verde
Triângulo Jota
Ver e Saber
Verbo Infantil
Parceiros
Links externos
< voltar
Titulo: Úrsula, A Maior
Idade: + 9 Anos Tipo de leitor: Leitor intermédio
Ano: 1989 Páginas: 192
Famoso: Alice Vieira (ver perfil)
Texto: Alice Vieira
Ilustrações: José Ruivo Ribeiro
Editora: Caminho
Maria João, de 14 anos, é filha de pais divorciados (o pai é um homem de esquerda, da classe média; a mãe vive para os seus sonhos domésticos e um pouco distante da realidade).
O livro mostra a sua relação com os seus amigos da escola e o modo como ela constrói o seu próprio eu, observando criticamente as regras e valores dos pais.
Maria João ajuda também a construir a personalidade de outra rapariga: Xuxu. Esta, filha de um aristocrata amigo da mãe, tem de percorrer um longo caminho para ganhar o direito ao seu próprio nome: Úrsula.